kingkenzo Desenhista/Roteirista: Amador
Mensagens : 304 Data de inscrição : 14/02/2013 Idade : 32 Localização : Campinas
| Assunto: Guia Kenzo para a criação Qua 29 maio - 10:31 | |
| segue o terceiro e derradeiro!... nah, é só mais um guia Kenzo mesmo :P aqui tentei ajudar no processo de criação. se está pronto? não importa, o tio vai revisar e postar do jeito que está aqui mesmo :P - Spoiler:
Guia Kenzo para criação Prontos para a terceira aula desse curso sem ordem alguma das matérias? ... não? Ai aiai, não vão se sair bem na prova desse jeito.
Nesse capítulo irei passar algumas dicas para a criação do projeto. Dicas pois o ideal é que acha o caminho que dá certo para você e seguir sem medo de ser feliz.
Antes de matutar a ideia:
Autoconhecimento: é mais fácil criar dentro de uma área que gosta. Fora a bagagem que provavelmente já possui. Pode ser interessante tentar algo fora dessa área de conforto para se desafiar, mas para um primeiro projeto (ou um projeto principal) eu diria para ficar tão confortável quanto for possível. Usar o público alvo que você se encaixa seria o ideal (para um primeiro projeto, ou o projeto principal), caso... não seja o caso, estude o público depois que a ideia surgir. Depois para deixar a cabeça livre para criar, depois é só fazer umas modificações.
Referencias: é interessante ter algumas referencias, mas tome muito cuidado com plágios. Cuidado também com vícios, muitas vezes os roteiros acabam sempre tendo a mesma cara por causa de alguma referencia. Geralmente isso acontece sem que se perceba, ter alguém para mostrar suas ideias é uma boa.
Quantidade x qualidade: você é do tipo criativo e tem muitas ideias? Se resolver sair escrevendo todas, não vai ter tempo de manter todas, vai acabar abandonando várias, queimando seu filme quanto a comprometimento. Escrever menos resolve isso, força uma seleção maior das ideias e gera um estoque que pode ser útil para os projetos que mantém.
Mercado: como sempre, não custa nada dar uma olhada no mercado, não importando o objetivo. Mas não precisa se encucar demais nesse ponto.
Psicológico: prepare o dito cujo, pois uma depressão é bem possível. Várias ideias ruins surgirão, e tenha o bom senso de admitir isso, pois muitas ideias ruins são inicialmente ideias boas.
Tendo a ideia: Aqui que entra o método que tem que descobrir qual funciona para tu. Vou apenas citar alguns métodos conhecidos.
Brainstorm: técnica onde basicamente são encontrado os problemas (história, personagem, etc), para cada problema são jogadas as ideias de solução na mesa (tanto as ideias boas quanto as ruins), trabalha em cima das ideias (modificando, misturando, separando, etc), terminando na escolha da melhor solução. Essa técnica é amplamente usada em praticamente todo tipo de problema. Ela é útil também para algum trabalho coletivo.
Desafio: meu método preferido para novos projetos sem muito compromisso. Crie um desafio (fazer o leitor chorar, causar medo, algo fora da zona de conforto, algum estilo específico, etc) e tente completar. Simples assim e funciona que é uma belezura. Talvez não seja a melhor opção para um projeto principal, mas é supimpa para treinar. Útil também para se manter escrevendo enquanto dá um tempo em algum outro projeto (o que recomendo fazer com regularidade).
Inspiração: esse aqui é perigoso e dá trabalho, mas funciona também. Crie uma ideia baseado em algo (ou na mistura de algos) já existente e vá modificando até ficar satisfeito com a não semelhança com o que usou como inspiração. Fique de olho em plágio, tome cuidado para não se viciar e tenha paciência... muita paciência.
Sorte: (por que não?) fique pensando em roteiros, as vezes surge algum que presta. Mas para a sorte aparecer você tem que tentar e tem que estar preparado para quando chegar. Ter algum papel para anotar por perto é sempre útil, mas aqui entra na área de conhecer a si próprio, por exemplo no meu caso não é preciso, pois sei que não vou esquecer tão cedo e parar para anotar poderia atrasar o breve momento de brilhantismo que só surge de vez em quando. Falando assim parece que isso só gera projetos ruins... meu projeto principal veio assim e eu não acho ele ruim :P
Caderno de sonhos: eu só li a respeito (e menos do que devia :P), mas parece interessante. A técnica consiste em anotar os sonhos para não esquecer deles. Muitas vezes os sonhos geram bons projetos (já acordei várias vezes no meio da madruga e não consegui dormir mais por estar empolgado com o enredo do meu sonho) e principalmente geram boas bases de pensamento ( ~ geram uma boa ideia, mas não exatamente como o sonho, como em um nível mais figurado).
Continuando uma ideia:
Checagens: faça as checagens do “antes de escrever” do guia anterior. Resumidamente para quem não lembra: adeque ao público alvo, reveja se está realmente bom, pense no passado e no futuro e faça a checagem de rotina do mercado.
Lógica: tudo no projeto tem que fazer sentido e ter um porquê (... talvez não em comédia... talvez ¬_¬). Essa amável senhora vai ajudar na progressão do projeto também, pois basta usar a lógica para alcançar o que planejou para o futuro (ex.: se planejou que o cara vai morrer, imagine um como que case com o que quer passar com a morte e use a lógica para criar um caminho que faça sentido para o coiso chegar até esse momento, depois volte e de uma floreada nesse caminho).
Personalidade: mantenha a personalidade dos personagens, ou trabalhe elas antes de mudar. A personalidade pode ser uma escrava puxando o enredo também. Nesse caso o personagem vai levar o enredo adiante, por exemplo, por causa de suas escolhas levados pelo estilo dele de ser.
consegui escrever e ter internet ao mesmo tempo! Yeah! é isso, qualquer coisa gritem. | |
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Clock Desenhista/Roteirista: Veterano
Mensagens : 1018 Data de inscrição : 25/01/2013 Idade : 31 Localização : Mato Grosso do Centro Sul Nordestino
| Assunto: Re: Guia Kenzo para a criação Qua 29 maio - 15:20 | |
| Falou e disse Kenzo. Essa parte de criação tem que tomar cuidado para não viajar e fazer com o que tu não imaginou se encaixe na ideia antecipada. Muita das vezes esse imprevisto pode sacrificar o roteiro. (exemplo citado ai é a personalidade dos elementos) Eu por ex. antes de escrever passo semanas pensando no roteiro.
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kingkenzo Desenhista/Roteirista: Amador
Mensagens : 304 Data de inscrição : 14/02/2013 Idade : 32 Localização : Campinas
| Assunto: Re: Guia Kenzo para a criação Qua 29 maio - 15:55 | |
| faz certo djow.
Kenzo venho puxando a anos... os mais recentes não tenho tanta paciencia, mas sempre tem esse período de planejamento fundamental.
acham que deu para entender que é preciso esse planejamento longo pelos guias?... digo, "não escreva até achar que está bom (tanto o começo quanto o futuro)" é suficiente? ou é melhor acrescentar algo mais esfregado na cara? | |
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Carlos Alexandre Desenhista/Roteirista: Veterano
Mensagens : 884 Data de inscrição : 11/03/2013 Idade : 38 Localização : Para lá
| Assunto: Re: Guia Kenzo para a criação Qua 29 maio - 16:00 | |
| Como sempre... o tio vai editar e publicar sem se importar se o kenzo tem algo mais a dizer a esse respeito...
Se quiser retomar um assunto e falar mais sobre algo, escreve outra matéria hihi
É bem isso mesmo... cada um tem que achar o que serve pra si... e, não importanto o método usado, quanto mais método o coiso tiver, mais qualidade ele vai ser capaz de agregar ao seu material...
Vou dar uns dias antes de publicar essa, porque tenho ainda que anunciar a data oficial de lançamento de Nukers #2.
Aí, provavelmente na sexta eu publico mais essa... depois a gente vai caçando mais coisa pra por no coiso | |
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| Assunto: Re: Guia Kenzo para a criação | |
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