kingkenzo Desenhista/Roteirista: Amador
Mensagens : 304 Data de inscrição : 14/02/2013 Idade : 32 Localização : Campinas
| Assunto: Guia Kenzo para o checking Sáb 18 maio - 10:17 | |
| segue o segundo capítulo dessa incrível jornada pelo conhecimento. nesse capítulo falei das checagens antes, durante e depois de escrever. se está acabado... sei lá, vamos ver se surge alguma coisa que eu tenha esquecido, o que é bem normal. - Spoiler:
Guia Kenzo para o checking.
Prontos para a segunda parte do meu guia... mas vou falar mesmo assim. Nesse guia vou tentar explicar o que deve ser checado antes de escrever e postar um projeto. Tudo que falar aqui tem base em minhas matutações e não possuo formação alguma na área.
Antes de escrever:
Público alvo: Pense na ideia e encontre o público alvo, isso é de extrema importância. Não é tão complicado entender o público alvo, dá para deduzir do que eles gostam facilmente, mas aconselho fazer uma pesquisa e perder alguns dias cozinhando teorias na cabeça. Tendo o público em mente, faça tudo para agradar eles e a você.
Qualidade: Pare para pensar “está realmente boa minha ideia?” (ênfase no realmente) e não comece a escrever até estar satisfeito com a ideia, e não seja bonzinho, cace tudo que não agradar e arrume (sempre lembrando do público alvo). Isso facilita na hora de escrever, evita ter que reescrever alguma coisa e possíveis arrependimentos futuros.
Futuro: Não pare no começo, pense bem a frente, até o final do projeto se possível. Mesma ideia do ponto anterior, não escreva até estar satisfeito e não seja bonzinho. Com o meio e o fim planejado fica fácil escrever, pois basta apresentar o projeto no capítulo um e iniciar a jornada para alcançar o que já planejou com antecedência. Se precisar mudar os planos no meio do caminho mude, só não se esqueça de voltar e checar se não precisa mudar o que já tem.
Passado: Trabalhe o passado dos personagens. Isso ajuda a construir uma personalidade que faça sentido e ajuda no desenvolvimento do projeto no geral. Não precisa nem escrever sobre, apenas ter em mente ajuda um bocado.
Presente: Dar uma olhadinha no mercado não mata ninguém. Não que vá se influenciar demais nisso, mas não custa nada.
Enquanto escreve:
Formalidade: Case a forma que escrever ao projeto. Por exemplo uma comédia pastelão não fica bem com um texto formal, assim como um romance não fica bom com um texto informal.
Objetivo: Qual o objetivo ao mostrar o texto a alguém? Se for para mostrar a ideia, não precisa florear descrevendo tudo, foque na história e descreva apenas o necessário para o entendimento da mesma, assim a leitura fica mais rápida e fácil. Se for para encontrar um desenhista, eu diria para fazer como no exemplo anterior, pois expõe bem a ideia e deixa em aberto para toda forma de trabalho do desenhista, pois dá a liberdade deles criarem, que de certa forma vai ter influencia de como o roteirista imaginou o personagem (através da personalidade). Se for para um Light novel ou até mesmo um livro, faça descrições breves e amplas (por exemplo algo com significados subentendidos), para não estender demais, não ficando cansativa a leitura, e por ser mais difícil, passando um profissionalismo maior.
Português: Respeite as regras de gramatica e ortografia, isso facilita a leitura e passa um profissionalismo. Por mais chato que isso seja, está vendendo um texto, não respeitar as regras seria como desrespeitar o próprio produto.
Parágrafos: Isso é coisa minha mesmo. Crie blocos de texto separados por conteúdo por uma linha em branco (mais ou menos como nessa matéria). Assim o texto fica mais prático caso tenha que voltar e mudar alguma coisa, mais fácil de ler (e reler) e até mais bonito eu diria.
Depois de escrito:
Revisão: Procure e corrija qualquer tipo de erro, gramatical, ortográfico, de digitação, lógico, etc. Não custa nada, e sempre tem aquele errinho que escapa.
Diálogos: Reveja os diálogos e pare para pensar “dá para melhorar mudando algumas palavras?”. Digo isso pois geralmente dá, é incrível a diferença entre sinônimos em uma conversa. Não sei explicar muito tecnicamente esse ponto, mas faça esse passo, não vai se arrepender.
tá lá, escrevi ontem e não revisei ainda... e não consegui ser engraçado como queria T^T é isso. Qualquer coisa gritem. | |
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Carlos Alexandre Desenhista/Roteirista: Veterano
Mensagens : 884 Data de inscrição : 11/03/2013 Idade : 38 Localização : Para lá
| Assunto: Re: Guia Kenzo para o checking Sáb 18 maio - 14:04 | |
| Obrigado novamente, kenzo... assim como no primeiro texto, vou fazer uma sutil revisão / adaptação e postar lá no blog hehehe | |
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Clock Desenhista/Roteirista: Veterano
Mensagens : 1018 Data de inscrição : 25/01/2013 Idade : 31 Localização : Mato Grosso do Centro Sul Nordestino
| Assunto: Re: Guia Kenzo para o checking Seg 20 maio - 9:13 | |
| Botei fé nesse ai Kenzo, nice. Dessa de trabalhar o passado dos personagens é um fator bem importante, alguns podem achar não tão importante, mas o resultado é muito mais gratificante. | |
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| Assunto: Re: Guia Kenzo para o checking | |
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